Exemplo de como escrever uma justificativa | Monografia Simplificada
logo

Exemplo de como escrever uma justificativa

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que, quando não tratada e controlada adequadamente, pode levar a complicações que podem atingir outros órgãos e sistemas. Segundo alguns autores, a elevação da pressão arterial representa um fator de risco independente, linear e contínuo para doença cardiovascular. É uma doença que envolve custos médicos e sócio-econômicos elevados, decorrentes principalmente das suas complicações, tais como: doença cerebrovascular, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica e doença vascular de extremidades.

Estudos anteriores já demonstraram que entre os fatores de risco para a hipertensão arterial estão a idade, sexo e etnia, fatores sócios-econômicos, sal em excesso, obesidade, além de outros. Outros autores relatam também que o sedentarismo aumenta a incidência de hipertensão arterial.  Indivíduos sedentários apresentam risco aproximado 30% maior de desenvolver hipertensão que os ativos. O treinamento físico aeróbio promove um importante efeito hipotensor em pacientes hipertensos e, por esse motivo, tem sido recomendado no tratamento da hipertensão arterial. Entretanto, mais recentemente, tem aumentado o interesse científico sobre os efeitos cardiovasculares de outro tipo de exercício físico, os exercícios resistidos.

Após fazer esta apresentação dos diferentes fatores relacionados ao assunto escolhido que a literatura apresenta você deverá então iniciar a explicação sobre a necessidade de se obter mais informações sobre o tema escolhido.

Exemplo: “Alguns estudos sugerem que a atividade física resistida é efetiva para reduzir a pressão arterial de idosos normotensos, mas seu efeito em hipertensos ainda precisa ser mais bem esclarecido. É importante ressaltar também que nenhum estudo evidenciou que o treinamento resistido possa aumentar a pressão arterial, nem em indivíduos normotensos, nem em hipertensos. Esses exercícios caracterizam-se por contrações de músculos específicos contra uma resistência externa e são chamados na área da atividade física de exercícios de musculação. Apesar de os dados científicos serem ainda escassos e dúbios, os exercícios resistidos apresentam efeitos cardiovasculares diferentes em função de sua intensidade.”

Uma sugestão para finalizar a justificativa é: Em nossa experiência diária observamos que: (este é o espaço em que o autor vai explicar o que tem observado em sua atividade atual e a importância e a relevância de maiores esclarecimentos sobre o tema escolhido, bem como seus aspectos positivos e principalmente a contribuição, as vantagens e os benefícios que a pesquisa proporcionará para a coletividade).

Um exemplo de finalização da justificativa seria: ”Em nossa experiência diária observamos que, embora uma proporção de pacientes hipertensos se beneficie do efeito hipotensor dos exercícios assistidos, ainda há carência de dados científicos e muitas controvérsias sobre o assunto, o que evidencia que este ainda é um campo aberto à investigação. Assim, acreditamos que uma maior compreensão da influência dos exercícios resistidos no controle da pressão arterial de pacientes hipertensos segundo fatores demográficos tais como: etnia, idade e sexo poderá ser um importante instrumento para auxiliar na implementação de estratégias de controle da doença”. 

Comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

logo
logo
Powered by WordPress | Designed by Elegant Themes